-
Arquitetos: Borren Staalenhoef Architecten
- Área: 48 m²
- Ano: 2012
-
Fotografias:Pieter Kers
Descrição enviada pela equipe de projeto. Depois de alguma contemplação, os transeuntes achavam que este pequeno edifício fosse um ponto de ônibus em construção. E ao mesmo tempo mencionavam que não haviam linhas de trem por aqui! "O Busstop" é usado como uma oficina e galeria para criar e exibir as obras de cerâmica de Claartje Borren.
No centro de lakedistrict entre Loosdrecht e Kortenhoef uma lanchonete suja foi substituída por um estúdio e galeria. O edifício de aço Cor-Ten é posicionado acima de uma base de concreto. Ambas as partes foram totalmente pré-fabricadas, transportadas em um caminhão de carga e, em seguida, montadas no local. A fachada sul apresenta uma grande porta perfurada ou escotilha (comprimento: 7,5 metros) que pode ser aberta e guardada no telhado. Além de mostrar quando a galeria está aberta ou fechada, o painel pode ser usado como um filtro solar. Quando fechado, a escotilha também atua como um filtro de luz ou uma tela de privacidade para permitir algum trabalho que demande silêncio. Os furos fornecem uma luz filtrada agradável. O padrão refere-se aos juncos encontrados ao longo dos lagos circundantes.
O aço Cor-Ten é ao mesmo tempo surpreendente e discreto nesta bela paisagem. Através da generosa caixa de escada, suficiente luz natural alcança o espaço de trabalho na cave. A cave tem espaço suficiente para os fornos, um pequeno armazém, um banheiro e também uma grande mesa de trabalho. O piso térreo é bem iluminado e permanece como espaço "vazio" para exposição. O comprimento total da fachada posterior é um gabinete personalizado, que funciona como um display e mesa de trabalho. Em bom tempo, ambas as portas de correr são abertas e as áreas de exposição são conectadas diretamente ao terraço. O Busstop também funciona aos finais de semana como um pequeno café.